A icónica foto de Einstein mostrando a língua, você conhece a história de como ela foi tirada?

Quando Einstein saiu da sua comemoração de aniversário de 72 anos, os paparazzi estavam à espreita, esperando para tirar a perfeita foto de aniversário. Einstein, que normalmente já detestava o burburinho midiático em torno de si, estava irritado e cansado de todos os discursos solenes, só queria ir embora. Mas não havia como, pois ele estava no banco de trás de uma limusine, entre o então diretor do instituto, Frank Aydelotte, e a mulher dele, Marie. "Chega, chega...", Einstein teria gritado repetidamente para os invasivos repórteres, mas eles não desistiam: "Hei, professor, sorria por favor para uma foto de aniversário", pediu um deles. Por fim, o anticonvencional livre pensador simplesmente põe a língua para fora para seus perseguidores. Então o fotógrafo Arthur Sasse aperta justamente nesse momento o disparador de sua câmera, a imagem está registrada. E ia girar mundo.
Uma curiosidade...
Os editores da agência United Press International (UPI), ao ver a imagem, chegaram a pensar em não publicar a foto, imaginando que ela poderia ofender o cientista, mas, por fim, acabaram divulgando o inusitado retrato. Einstein não só não se importou como gostou muito da foto. Tanto que pediu para fazer várias cópias, autografou e deu de presente para amigos em datas especiais, como aniversários e o dia de Natal. Mas antes de reproduzir as cópias, Einstein pediu para que fosse feito um novo enquadramento na imagem, excluindo as pessoas que estavam ao seu lado. Por isso, a imagem conhecida pela grande maioria das pessoas, Einstein aparece sozinho, mas a imagem original tinha um contexto maior.
A imagem ficou tão famosa e icônica ao longo dos anos, que uma cópia foi leiloada, em 2017, por US$ 125 mil, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A foto leiloada tinha a assinatura do físico na margem esquerda: “A. Einstein. 51”, o que indica que ela foi assinada no mesmo ano que foi registrada, em 1951. Mas, um detalhe importante! Esta imagem leiloada, diferente da maioria daquelas que Einstein deu a amigos, é com o enquadramento e corte original, que mostra o contexto da foto.