Junho é o mês dos namorados no Brasil, mas você sabe que em outros países a data não é essa?

Flores, bombons, presentes e cartões apaixonados... O dia dos namorados é a época em que o amor está no ar, mas me conta, você sabe qual a origem do dia dos namorados? Se você não sabe, continua aqui comigo que eu vou te contar e vamos juntos desvendar esse mistério.
O dia dos namorados é uma data comemorativa destinada aos casais apaixonados, é tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor. Aqui no Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, porém, em alguns outros países a comemoração ocorrem no dia 14 de fevereiro, e existem algumas teorias que explicam essa data.
A primeira teoria remonta ao império romano, o Bispo da Igreja Católica São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador Claudios II, pois ele acreditava que os soldados casados não eram tão corajosos quanto os solteiros. Mas ele resolveu desrespeitar as ordens imperiais e continuou realizando as cerimônias em segredo, quando soube disso o imperador prontamente mandou prendê-lo.Então sob a custódia do aristocrata Astério, o bispo Valentim, mesmo preso, continuava pregando sobre as benesses de Cristo e sua missão de livrar os pagãos das sombras, além de ajudar seus colegas de cela a trocarem bilhetes de amor com suas paixões. Astério, então, resolveu desafiá-lo: pudesse curar sua filha da cegueira, Astério se converteria. Valentim repousou as mãos sobre o rosto da menina e disse: “Senhor Jesus Cristo, iluminai vossa criada, porque o Senhor é Deus, a verdadeira Luz.” E pronto. De acordo com a lenda medieval sobre o episódio, a menina enxergou, Astério e toda a família foram batizados, e a história teve final feliz. Só que não. O imperador soube do ocorrido e mandou executa-los. Então sua viúva o enterrou no lugar do martírio. Depois, ali foi erguida uma capela, na Via Flaminia, uma das antigas estradas romanas, que ligava a capital à atual Rimini.

O primeiro responsável por associar o Bispo a data foi o poeta inglês que viveu no Século XIV, Geoffrey Chaucer, Ele escreveu que nessa data os passarinhos se encontram para namorar. Com o surgimento do amor romântico na Idade Média, o 14 de fevereiro começou a ser mais associado aos corações enamorados. Nesse mês, em 1415, o Duque de Orleans escreveu a sua mui gentil namorada (“valentine”) que estava “doente de amor”. Shakespeare também contribuiu. Ofélia canta em Hamlet: “Raiou o dia de São Valentim; de pé todos estão/ Para ser vossa Valentina, irei/ Pôr-me à janela, então.”
Há quem diga também que o dia de São Valentim surgiu para acabar com um festival pagão que se chamava Lupercália, que acontecia entre os dias 13 e 15 de fevereiro. Nesse festival rolava de tudo, inclusive o sorteio de homens e mulheres para formar casais e eles eram obrigados a ficarem juntos.Existe também uma outra teoria, que é quase como a primeira porém com algumas alterações, que conta que o Bispo Valentim foi executado depois de ter se apaixonado pela filha do carcereiro, no século II. Ele escrevia para ela muitas cartas de amor e assinava sempre: do seu namorado, do seu Valentim. Por isso, o costume de enviar cartas para amigas, amigos e namoradas e namorados neste dia.Hoje, nos Estados Unidos e grande parte do mundo o dia dos namorados é chamado de Valentine’s Day. Celebrado em 14 de fevereiro, a comemoração é feita de uma forma diferente da brasileira. Nos Estados Unidos a data é comemorada, principalmente, por namorados, casais casados, noivos, amigos e pessoas que se amam (entre pais e filhos também é comum). Os que se amam demonstram, nesta data, todo seu amor através da troca de cartões, flores, chocolates e presentes. Os cartões costumam ser confeccionados pela própria pessoa, o que dá um toque bem criativo e pessoal a data.Seja como for, independente de qual teoria seja a correta, a data foi ficando cada vez mais famosa e é comemorada em todo o mundo, cada um do seu jeitinho.Agora me conta, qual teoria você acha que é a correta?E fica a pergunta, você sabe como surgiu o dia dos namorados no Brasil e porque aqui é comemorado em uma data diferente?

