Oi oi gente, tudo bem por ai? Como eu já contei pra vocês o Sebastião Salgado é uma das minhas maiores inspirações dentro da fotografia, e hoje quero contar pra vocês um pouco sobre esse documentário, “O Sal da Terra” é um documentário, lançado no Brasil em março de 2015, com direção do alemão Wim Wenders e co-direção do brasileiro Juliano Ribeiro Salgado, direção de fotografia de Juliano Ribeiro Salgado e Hugo Barbier, e que conta a história de Sebastião Salgado, um dos mais importantes fotógrafos do mundo.
O filme conta a trajetória de Sebastião desde os seus primeiros trabalhos fotográficos, em Serra Pelada, passando pelo registro da miséria na África e também no Nordeste, chegando até sua primeira obra: Gênesis.
Juliano Ribeiro Salgado é filho de Sebastião Salgado e registrou diversos momentos do pai quando viajavam juntos a trabalho. Depois, convidou Wim Wenders para dirigir o filme. Wim deu sua característica ao documentário: bastante close, imagens em preto e branco e depoimentos longos e reflexivos.
A montagem mescla cenas em preto e branco de Sebastião trabalhando, cenas coloridas e inúmeras fotografias do brasileiro. É, nitidamente, um legado do trabalho de Sebastião Salgado, pois abre leque para que o fotógrafo conte suas experiências através de suas próprias fotografias.