21/05/2021 às 05:40

Como surgiu o dia dos namorados no Brasil?

38
2min de leitura

História do Dia dos Namorados no Brasil 

Porque será que a gente só comemora em junho?

No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente da história do dia 14 de fevereiro, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.

Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.

Mas quem escolheu a data 12 de junho?

O responsável por isso é João Doria, não o que você conhece, mas o pai dele. O Doria pai foi o publicitário que criou o dia dos namorados aqui no Brasil. Tudo começou em 1949, naquele ano Doria era diretor de uma agencia de propaganda que foi contratada por uma grande empresa da época, a já extinta Clipper, e a ideia era criar uma campanha para aumentar as vendas de junho. Como até então o Brasil não tinha a tradição do dia de São Valentim, Doria pai então resolveu introduzir a coisa por aqui só que em junho. Então aproveitando a tradicional data de 13 de junho que é comemorado o “dia do casamento” o dia 12 de junho se tornou o dia do namoro.

“Não é só com beijos que se prova o amor”, dizia o slogan. Um slogan muito bem-sucedido que em menos de 70 anos decretou para o brasileiro que amor não se prova com beijos, mas também com buquês, joias, roupas, presentes e mimos.

21 Mai 2021

Como surgiu o dia dos namorados no Brasil?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Oi! Como posso ajudar a contar a história de vocês?
Logo do Whatsapp